Comgas
Moove
Rumo
Raízen

Cosan

Estamos somando esforços junto à sociedade para combatermos o Covid-19. Nossa contribuição tem ido além dos nossos serviços, com doações de produtos, ajuda financeira, compra de insumos e apoio direto a comunidades.

Confira alguns exemplos de ações que temos realizado com todos os nossos negócios até o momento:

Produção e doação de álcool 70%

Desde 20 de março, quando a Anvisa autorizou a nossa fabricação de álcool 70%, a Raízen já produziu mais de 1,1 milhão de litros do produto, que foram doados para:

  • Mais de 80 hospitais, diretamente pela Raízen e com apoio de Comgás e Rumo, contemplando mais de 50 cidades em 7 Estados, como São Paulo, Goiás, Paraná e Minas Gerais.
  • Prefeituras paulistas, forças policiais do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e uma penitenciária, UNICA (entidade que reúne as usinas sucroalcooleiras do Centro-Sul), e para Rumo e Comgás distribuírem a parceiros e clientes.
  • Motoristas de caminhão, que estão recebendo o produto em cerca de 130 localidades nas estradas e pontos de pedágio com o suporte da Trizy. Essa ação foi realizada em parceria com Natura e Ypê, empresas que ficaram responsáveis pelo processamento e envase do álcool; e com o Sest Senat e CCR, além da rede Shell, que ficaram responsáveis pela ação nas estradas e distribuição do produto.
  • Revendedores dos postos Shell, para ajudar a reduzir o risco de contágio nos postos.
  • Rede Raia Drogasil. O lucro da venda dos produtos será doado para iniciativas de combate ao Coronavírus e compra de EPIs que serão destinados a hospitais.

Outras ações com hospitais e equipes de saúde

Conduzimos com nossos negócios diversas ações a fim de colaborar com os times que estão na linha de frente no combate ao Covid-19:

  • Raízen destinou recursos para Hospital de Campanha no Rio de Janeiro (Lagoa-Barra); está doando 2.000 litros/dia de diesel para alimentação dos geradores de energia do hospital de Campanha do Pacaembu, em São Paulo; e disponibilizou 60 mil vouchers de crédito combustível no valor de R$ 50 para profissionais da saúde, por meio do aplicativo Shell Box.
  • Cosan doou recursos financeiros para o pagamento de folha de salários para anestesistas do Hospital das Clínicas (SP).
  • Comgás doou sistema de água quente para banhos dos pacientes e equipe de saúde do Campanha do Anhembi, além de 10 respiradores à rede de hospitais do Estado de SP por meio do Comunitas (entidade sem fins lucrativos que promove a troca de experiências e melhores práticas entre a administração pública e o setor privado); e acelerou a ligação de gás natural encanado para hospitais de campanha e o da Brasilândia, que foi ligado em tempo recorde.
  • Rumo já doou cerca de 12 mil litros de produtos de limpeza para hospitais, num plano que prevê entregas a 15 municípios nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Contempla ainda a doação de 2.800 itens hospitalares, que vão de equipamentos para UTI e ambulatórios, até toalhas, cobertores, lençóis e alimentos.

Ações com motoristas de caminhão

Temos realizado ações específicas para os caminhoneiros, profissionais essenciais que abastecem o país:

  • Trizy e Moove criaram e distribuíram mais de 60 mil cartilhas educativas, com dicas e orientações sobre prevenção e diagnóstico da Covid-19, e disponibilizaramde mais de 10 mil kits de lanches em pontos de pedágio da CCR.
  • Rumo criou uma estrutura de atendimento 24h no Terminal de Rondonópolis (MT), com técnicos de enfermagem, para aferir a temperatura e atender os caminhoneiros. Atendimento especial também no Porto de Santos (SP).
  • Moove, por período indeterminado, tem distribuído a caminhoneiros que estiverem carregando ou descarregando na fábrica da Ilha do Governador, vouchers para fazerem uma refeição (café da manhã ou jantar) no refeitório do local, sem nenhum custo.

Compromissos com clientes e parceiros

Desde o início da pandemia, assumimos compromissos com clientes e parceiros, e buscado apoiar ações com comunidades:

  • Comgás suspendeu até 31 de maio de 2020, ações de interrupção de fornecimento de gás de consumidores residenciais e pequenos comércios que consomem até 500m3/mês, incluindo hospitais. No segmento industrial, suspendeu em caráter provisório, também até 31 de maio de 2020, a cobrança de valores devidos a título de volume mínimo contratado e não retirado (take-or-pay).
  • Raízen desenvolveu, para os empresários revendedores de Shell, um pacote robusto para amenizar os impactos nos negócios, flexibilizando pagamentos e adiantando recebíveis dos pagamentos digitais, podendo gerar uma liquidez de até R$ 500 milhões para estes parceiros.
  • Moove doou 20 mil máscaras para entregadores (motoboys) em 5 pontos da Rappi em São Paulo, em parceria com a Duas Rodas. Os motoristas também podem higienizar as motos e acessórios nesses locais.
  • Moove também tem feito doações – com apoio de funcionários – de cestas básicas de alimentos, e produtos de higiene e limpeza para famílias da comunidade da Ilha do Governador (RJ), onde a fábrica da companhia está instalada.
Comgas
Moove
Rumo
Raízen